COMPORTAMENTO HUMANO: AGRESSIVIDADE NO TRÂNSITO
Os estudos apontam que é comum, em algum momento da vida do condutor, cometer deslizes. Quando se torna frequente, é uma questão de saúde pública e tem o nome, em diversas literaturas, de Road Rage.
POR QUE OCORRE?
O comportamento agressivo no trânsito surge do histórico de comportamento agressivos em outras instâncias da vida do sujeito.
As causas mais comuns da ocorrência são um ambiente físico que estimule a raiva e o estresse (como muito barulho, calor, engarrafamentos e a sensação de anonimato), baixa fiscalização (sentimento de impunidade) e um ambiente social que permite e até incentiva esse comportamento, como é o caso dos outros condutores, amigos e familiares do agressor.
PERFIL
O sujeito agressivo tende a agir com a finalidade de menosprezar o comportamento alheio e as outras pessoas para realizar os seus próprios objetivos.
Esse padrão costuma se manifestar em pessoas com baixa auto-estima, sentimento de culpa e ansiedade, relações interpessoais frágeis, complexos de superioridade e que apresentam dificuldade em lidar com o poder.
Tendem a ser controladores, vulneráveis ao isolamento e podem, em algum nível, elaborar fantasias para sustentar sua necessidade para a agressividade. Almeida (2011) diz que a maioria dos traços e sintomas que precedem ou estão em paralelo com a agressividade no trânsito podem ser tratados com psicoterapia.
FONTE: Psicologado – Artigos de Psicologia
Aprenda a lidar com os conflitos e permita-se uma vida mais equilibrada!
GISELE SODRE – Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955
CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!