Mas na verdade o que isso quer dizer sobre alguém? Será que define?
Todos nós temos uma personalidade, é isso que influencia o curso de nossa vida. Sendo assim, opiniões mútuas influenciam a vida das pessoas, uma das outras.
O EU – é o que nos diferencia do outro. O que o outro define sobre a personalidade de alguém é o aspecto visível, ou seja, características externas.
Será que podemos mudar alguém?
A personalidade é resistente a mudanças repentinas, por isso leva tempo e a pessoa precisa querer e reconhecer tal mudança. Isso não deve ser imposta. Mudamos conforme as situações mudam e escolhemos mudar ou seguir como somos. O que define o rumo que tomamos na vida, pessoas que casamos, amigos, profissões enfim, todo o curso da vida.
A fruta nunca cai longe do pé.
Até que ponto herdamos a personalidade dos nossos pais?
Muitos teóricos vem buscando esta resposta. Para os autores SCHULTZ & SCHULTZ (2011) pesquisas apontaram alguns fatores genéticos que influenciam a personalidade, mas concordam que há influências no ambiente.
Malloy – Diniz & Cols (2010) o conceito de temperamento, que são tendências gerais do individuo em se comportar de um mesmo modo na maior parte das situações tem influencia genética.
Alguns transtornos de personalidade, como o Transtorno Bipolar, tem forte componente genético conforme o DSM-5.
Mas, quais outras influências?
O meio social exerce importância na constituição da personalidade. O modo como vive, os valores, a família, somos produto da interação de uma gama de forças e isso interage o tempo todo, não para.
Referências:
MALLOY-DINIZ & COLS. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA. EDITORA ARTMED, 2010.
SCHULTZ & SCHULTZ. TEORIAS DA PERSONALIDADE. 2 A EDIÇÃO SÃO PAULO: CENGAGE LEARNING, 2011
DSM-5. Porto Alegre: editora ARTMED, 2014
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955
CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura!
www.facebook.com/psicologiagisele