Diferenças psicólogicas entre homem e mulher

DIFERENÇAS PSICOLÓGICAS ENTRE HOMEM E MULHER
A partir da década de 60 as mulheres modificaram seu papel social, isso fez com que a sociedade reconfigurasse o modelo feminino, ou seja, estamos na fase de transição.

Simone de Beauvoir considera que a sociedade impõe os papéis a serem assumidos por homens e mulheres, tanto que existem áreas profissionais predominantemente discrepantes em relação ao sexo.

O estudioso Albert Bandura corrobora que a sociedade trata com diferenças os meninos das meninas e, consequentemente, eles se comportarão com diferenças. E todo comportamento que não siga os padrões impostos para os respectivos estereótipos sexuais serão vistos de maneira negativa. 

Assim, temos a ideia de mulher submissa e homem forte. Vemos as consequências disso no mercado de trabalho em que as mulheres recebem menores salários e dificilmente ocupam cargos de liderança, apesar do nosso país ter uma mulher na presidência da república.

Alguns pesquisadores concluem que as diferenças vão além das influências sociais. Simon Baron-Cohen é um teórico que fala sobre as diferenças neuroanatômicas entre homens e mulheres. Para ele, o cérebro feminino é mais sensível as necessidades das outras pessoas, enquanto que os homens são mais racionais e objetivos.

Mas, além da visão sexista, as mulheres têm assumido os cuidados com a família, seu sustento e proteção. Predominam homens com discurso de que preferem mulheres independentes, tenha seu dinheiro, carro e tenham visão mais liberal. Até que ponto isso é valido na sociedade tão ditadora dos diferentes papéis entre homens e mulheres?

Ao conhecer a cultura brasileira, costumes e principalmente nossas músicas, logo evidenciamos farto vocabulário de rótulos. Isso sem contar os comerciais de cerveja, em que as mulheres são expostas como produto para consumo. 

Até quando irão essas diferenças?
Quem é responsável por isso? Social, cultural, biológico?

GISELE SODRE – Psicóloga e Acupunturista
scologi@gmail.com | (48) 9932-0955





CURTA nossa Fan Page no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Psicologia e Acupuntura! 

www.facebook.com/psicologiagisele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *