O que é neuropsicologia?

Especialidade da Psicologia, que estuda e compreende a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas

A Neuropsicologia é uma ciência que busca relacionar as atividades do sistema nervoso ao funcionamento psicológico. Para isso, a avaliação neuropsicológica atende aos objetivos e às diferentes etapas desde as entrevistas às aplicações de instrumentos padronizados (BLEGER, 1998). Na avaliação neuropsicológica pode-se compreender habilidades cognitivas como: Percepção, Atenção, Memória, Funções Executivas, Linguagem, Afetividade e Personalidade.

Percepção

Trata-se do conhecimento consciente de elementos no ambiente por meio do processamento mental de estímulos sensoriais. Percepção significa a aquisição e o processamento da informação sensorial para ver, ouvir, sentir os objetos no mundo e guiar as ações de um organismo no que diz respeito a esses objetos (EINZENCK, 2017).

Atenção

O construto atenção no modelo de Posner (2012) é compreendida em estado de alerta, orientação e atenção executiva. A atenção de natureza executiva poder ser sustentada, seletiva ou alternada. Na atenção sustentada, identifica-se e responde a estímulos por tempo prolongado. Na atenção seletiva direciona-se a atenção à determinada fonte de estímulo, reduzindo a interferência de estímulos distratores. A atenção alternada, altera-se o foco atencional entre dois ou mais estímulos (FRANCO, 2005). A atenção está diretamente relacionada com a velocidade de processamento, ou seja, para executar uma tarefa, a velocidade com que é realizada precisa apresentar precisão considerável (PRIMI, 2003).

Memória

A memória é definida como a capacidade de aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Pode ser classificada quanto ao tempo (curto, longo prazo), conteúdo (declarativa, não declarativa) e tipo de processo (explícita, implícita) (IZQUIERDO, 2018).

Funções executivas

As Funções Executivas permite que um indivíduo direcione comportamentos a metas, avalie a eficiência e adequação desses comportamentos, e abandone estratégias ineficazes por outras estratégias mais eficientes e dessa maneira, tenha êxito na resolução de problemas imediatos, de problemas de médio e longo prazo (FUENTES; MALLOY-DINIZ, 2008). Outra definição do construto Funções Executivas da autora Diamond, 2013 que divide as Funções Executivas em três componentes: Controle Inibitório, que se refere a resistir a um impulso, manter-se numa tarefa mesmo cansado ou desmotivado, e participar de uma brincadeira simbólica; memória operacional, responsável pela representação e manutenção transitória de informações na mente e manipulação destas informações – importante na leitura e compreensão de um texto; e flexibilidade cognitiva, envolve a adaptação a diferentes perspectivas, ou seja adaptação ao meio.

Afetividade e Personalidade

Segundo os autores Schultz e Schultz (2011) pode-se definir personalidade como aspectos singulares internos e externos, que seguem um padrão, estável que influenciam o comportamento de uma pessoa. O conceito de projeção do mesmo autor, se refere a um mecanismo de atribuir de forma inconsciente um impulso a uma outra pessoa. Na avaliação da personalidade com um instrumento de um método projetivo, se avalia a projeção das necessidades dessa pessoa avaliada, ou seja seus medos e valores. Quanto a afetividade pode-se citar Wallon (2007) que considera a emoção, como a primeira expressão da afetividade e não é controlada por um razão, mas sim a base da vida de uma pessoa para prosseguir para uma cognição bem desenvolvida.

Linguagem

A linguagem é uma função necessária a comunicação humana, na organização do pensamento, na emoção, e no sequenciamento das ações. A linguagem pode ser compreendida pelos fonemas (som), morfemas (unidades de significado), sintaxe (nível da sentença) e o discurso (narrativa) (SHAFFER,2012). Conforme o modelo de Dupla Rota o processamento da leitura e da escrita de palavras são processos interdependentes. A rota fonológica associa grafema com fonema e a rota lexical é o armazenamento das palavras na memória, ou seja a ortografia (NIKAEDO; KURIYAMA; MACEDO, 2007).