O que é acupuntura?

Terapia milenar Chinesa, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e  promover a saúde.

Para a Medicina Tradicional Chinesa a causa de uma doença manifesta-se pelo desequilíbrio e se expressa pelos sinais e sintomas, que servem para guiar a melhor forma de tratamento, que é particular a cada pessoa. A acupuntura atua na função bioenergética que nos permite compreender o ser humano, na sua totalidade. Na dimensão física, química, e fundamentalmente na área profunda relativa ao psiquismo.

A acupuntura, não separa corpo e mente. As emoções influenciam o ser humano no seu modo de pensar, comporta-se, sentir e expressar-se, pois os aspectos psíquicos fazem parte da fisiologia dos órgãos e vísceras acoplados entre si, e são representados pelo shen (mente).

 

Em cada órgão o Shen se aloja e expressa suas características. O Coração, a morada do Shen abriga as emoções, representa a capacidade intelectual denominado de Thân. O Fígado, considerado a alma Etérea, contém o Houn, representa a capacidade de imaginação, o desejo. O Baço-Pâncreas, Yi, significa pensamento reflexivo e intenção. O Pulmão, Po, manifesta a consciência de vida, otimismo denominado de alma sensitiva. O Rim, Zi, a força de vontade, vitalidade (PÉREZ, 2007).

Cada órgão corresponde a uma emoção e, portanto pode ser afetado pela mesma, caso haja um desequilíbrio. Segundo Chenggu (2006) os fatores de desequilíbrio energético, os advindos das energias climáticas, como: o vento, o frio, o calor, a umidade, a secura e o fogo podem ser as causas das doenças mentais. Assim como, os fatores emocionais endógenos representados em cada órgão afetado por uma emoção, caso ocorra desequilíbrio Yin e Yang por excesso ou deficiência, e pela fisiologia dos Cinco elementos, no ciclo de controle e ciclo de geração (fisiologia).

O tratamento pela acupuntura nas doenças psíquicas envolve o mesmo modo de tratamento das doenças físicas, conforme já exposto, corpo e mente estão interligados. O modo de realizar o diagnóstico e a escolha do tratamento será conforme os padrões de desequilíbrio manifestados na pessoa. Os princípios do tratamento visam Tonificar o órgão em caso de deficiência ou Sedação em caso de Excesso, Yin-Yang. Eliminar o calor ou dispersar o frio.