QUAIS MODIFICAÇÕES NO COMPORTAMENTO?
Começamos buscando entender que o córtex de associação controla o comportamento, interpreta as sensações e processa as emoções e memórias. Também participa na decisão do que fazer quando vemos um objeto.
O córtex de associação tem 3 áreas: uma, pré frontal dorsolateral outra, associação parietotemporal e a terceira, limbicas (emoções conscientes).
Nestas áreas de associação habilidades do comportamento bastante complexas como: personalidade, integração e interpretação das sensações, processamento da memória e geração de emoções.
o Córtex Pré frontal Dorsolateral tem por função a autoconsciencia e as funções executivas como:
- decisão sobre um objeto;
- planejamento de uma atividade
- execução de uma atividade
- monitoramento desta atividade
Uma lesão na área do córtex pré frontal dorsolateral implica no comprometimento das funções executivas e do pensamento divergente:
- apatia e a falta de decisão sobre o que fazer;
- dificuldade em escolher objetivos, no planejamento, execução dos planos e monitoramento destes;
- falta de iniciativa na vida;
- interpretados como desmotivados, mas na verdade há uma perda da capacidade neural de iniciar uma ação direcionada a um objetivo
- o pensamento divergente, ou seja, pensar em varias possibilidades fica comprometida. Falta de orientação por objetivo e perda da flexibilidade comportamental.
COMO A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PODE AJUDAR?
Uma lesão desta área do cérebro causa uma transformação na vida da pessoa: de ordem fisica, cognitiva, psicológica e comportamental. O impacto na vida da pessoa e de todo seu universo relacional (familiar, profissional e pessoal) necessita de tratamento multidisciplinar.
O amparo psicológico torna se fundamental da ressignificação e construção de toda uma vida alterada por limitações. uma avaliação cuidadosa global da vida da pessoa afim de, identificar e avaliar as possibilidades de levar uma vida feliz.
a Terapia Cognitivo Comportamental visa a adaptação desse comportamento, a vida emocional desta pessoa e a reestruturação pensar. Trabalhar com o que é possível fazendo o melhor torna se uma realidade viável.
O uso de técnicas cognitivo comportamentais alteram a classe de respostas destas pessoas, do momento que passamos a conhecer através do estudos destes PENSAMENTOS – EMOÇÕES – COMPORTAMENTOS.
OS PROCEDIMENTOS
- reestruturação cognitiva;
- resolução e solução de problemas;
- treino assertivo;
- THS;
- Psicoeducação;
Avaliar a situação da pessoa que sofreu lesão cerebral e desenvolver estratégias para o desenvolvimento de comportamentos necessários, porém limitados pela sua condição, se faz um objetivo a ser atingido pelo psicólogo.