Equilíbrio e força interior
Para desfrutar de uma vida emocional saudável, muito fatores somam se a favor, um deles é o equilíbrio entre a pessoa em interação com o ambiente em que se vive e as pessoas com as quais se relaciona.
Por influência de alguns agentes, seja por algum acontecimento adverso não recuperado, ou seja, por fatores de múltiplas causalidades, o ser humano ao longo do seu desenvolvimento, tem sua força interior enfraquecida. Nesse momento, todos seus reforçadores são extrínsecos a si, e é por onde, se inicia o caminho do desequilíbrio, consequentemente ao atender todas as demandas e exigências externas advindas das pessoas a sua volta.
Se você se reconhece em alguns destes temas sua saúde emocional, fragilizada, pede por cuidados e atenção:
- Baixa autoestima
- Descontentamento consigo próprio
- Ajustes na personalidade para se adequar a opinião do outro
- Raiva de si mesmo
- Culpa
- Sensação de desesperança
- Ausência de sentido de vida
- Sem propósito de qual carreira seguir ou falta de ânimo nos estudos
- Solidão mesmo estando com pessoas
Emoções negativas compõe o cenário de uma vida que vai caminhando a passos lentos para uma vida de perda de alegria em que a pessoa vai se apagando e não se reconhece mais, pode se torna tão grave que pensa até que a vida pode não mais valer a pena.
Se você se reconhece em algumas destas palavras é um momento de reflexão crítica e retomar sua força interior. Uma das possibilidades de cuidados com seu universo emocional e pelas Práticas Integrativas e Complementares, nas quais destaco os Florais De Bach.
Os Florais de Bach, são em 38 florais específicos para cada pessoa em situação de cuidado na esfera emocional. Cada um deles tem uma missão emocional de suporte e positividade. Sua atuação acontece a nível cognitivo, emocional e comportamental:
- Cognitiva da pessoa que focalizará os benefícios criará uma conexão entre desenvolver e se conectar com o que necessita
- Emocional ao considerar seus sentimentos e autoaceitação
- Comportamental na escolha de novos repertórios mais assertivos