“A INSÔNIA É UM ALERTA FISIOLÓGICO QUE PRECISA SER TRATADO E NAO, MEDICADO”
A insônia tem como característica insatisfação com a quantidade de horas de sono, a qualidade do sono e, queixas para iniciar ou se manter dormindo. Manifesta se com a dificuldade de adormecer e se manter dormindo a noite toda. É comum relatos em que a pessoa acorda muito cedo e fica na cama sem conseguir voltar a dormir, quando esta na hora de acordar reaparece o sono, mas aí, já esta na hora de levantar.
O sono não reparador deixa sequelas de cansaço, fadiga com a sensação de peso e o dia acaba não rendendo. As atividades se tornam mais desafiadoras, os recursos de energia para as tarefas rotineiras ficam escassos.
os prejuízos da insônia aparecem de forma estrutural e funcional. O cansaço, a sonolência, a falta de atenção, dificuldades de concentração, alterações de humor são exemplos. algumas pessoas podem ter sintomas depressivos ou ansiogênicos pelo sono deficiente.
Vigilias Condicionadas
A ilustração descreve o estado da pessoa que vai para a cama e o sono não vem. É bem isso que acontece, preocupação e frustração. A permanecia da insônia mascarada pelo uso abusivo de ansiolíticos mantem o quadro de insônia por toda uma vida.
As consequências leva a hábitos de vida insalubres em relação ao sono como: ficar muito tempo na cama, horário irregular para dormir e cochilos inapropriados.
Emoções – prejuizos na vida pessoal
A pessoa torna se temerosa ao momento de dormir, geralmente não dorme sem tomar seus remédios, ficar sem os remédios causa medo antecipado. Os prejuízos vão além, ficar sem os remédios inviabiliza o curso de um planejamento de um passeio, viagem “sem meus remédios não durmo!”
A tendência a reprimir emoções aumentam a vulnerabilidade para a insônia. Ficar preocupado, ruminando situações desestabilizam a homeostase e os hormônios do estresse entram em ação e com isso, uma cascata de alterações sistêmicas.
Os problemas interpessoais tendem a se agravar e a qualidade das relações interpessoais são consequências de uma vida com insônia.
Alternativas
Não insistir nas tentativas de dormir forçadamente é uma alternativa para a vigília condicionada. Alguns recursos práticos advindos dos conceitos da Terapia Cognitivo Comportamental são utilizados na pratica clinica com sucesso nos resultados.
Dicas
* Primeira delas busque um psicólogo clinico trate a causa não apenas medique;
* Evite bebidas com cafeína antes de dormir;
* Evite bebidas alcoólicas;
* Estabeleça um horário para relaxar e se desligar;
* Procure ter um ambiente que contribua para a higiene do sono;
* Não se acostume com uma vida sem qualidade emocional, busque ser feliz e estar com a consciência tranquila.