MEDICINA
TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E PSICOLOGIA: ARTICULAÇÃO TEÓRICA
TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E PSICOLOGIA: ARTICULAÇÃO TEÓRICA
A teoria da M.T.C, na qual faz parte a acupuntura, não separa corpo e
mente. As emoções influenciam o ser humano no seu modo de pensar, comporta-se,
sentir e expressar-se, pois os aspectos psíquicos fazem parte da fisiologia dos
órgãos e vísceras acoplados entre si, e são representados pelo shen.
mente. As emoções influenciam o ser humano no seu modo de pensar, comporta-se,
sentir e expressar-se, pois os aspectos psíquicos fazem parte da fisiologia dos
órgãos e vísceras acoplados entre si, e são representados pelo shen.
Campiglia (2010, p. 112) conceitua Shen
como “principio criador e organizador. Cria e organiza o homem, comandando os
aspectos múltiplos do corpo e a relação desse corpo e de todo o homem com o
mundo”. Shen é a consciência da
totalidade de si no tempo e no espaço.
como “principio criador e organizador. Cria e organiza o homem, comandando os
aspectos múltiplos do corpo e a relação desse corpo e de todo o homem com o
mundo”. Shen é a consciência da
totalidade de si no tempo e no espaço.
Em cada órgão o Shen se aloja e
expressa suas características. O Coração, a morada do Shen abriga as emoções, representa a capacidade intelectual
denominado de Thân. O Fígado,
considerado a alma Etérea, contém o Houn,
representa a capacidade de imaginação, o desejo. O Baço-Pâncreas, Yi, significa pensamento reflexivo e
intenção. O Pulmão, Po, manifesta a
consciência de vida, otimismo denominado de alma sensitiva. O Rim, Zi, a força de vontade, vitalidade (PÉREZ,
2007).
expressa suas características. O Coração, a morada do Shen abriga as emoções, representa a capacidade intelectual
denominado de Thân. O Fígado,
considerado a alma Etérea, contém o Houn,
representa a capacidade de imaginação, o desejo. O Baço-Pâncreas, Yi, significa pensamento reflexivo e
intenção. O Pulmão, Po, manifesta a
consciência de vida, otimismo denominado de alma sensitiva. O Rim, Zi, a força de vontade, vitalidade (PÉREZ,
2007).
Cada órgão corresponde a uma emoção e, portanto pode ser afetado pela
mesma, caso haja um desequilíbrio. Segundo Chenggu (2006) os fatores de
desequilíbrio energético, os advindos das energias climáticas, como: o vento, o
frio, o calor, a umidade, a secura e o fogo podem ser as causas das doenças
mentais. Assim como, os fatores emocionais endógenos representados em cada
órgão afetado por uma emoção, caso ocorra desequilíbrio Yin e Yang por excesso
ou deficiência, e pela fisiologia dos Cinco elementos, no ciclo de controle e
ciclo de geração.
mesma, caso haja um desequilíbrio. Segundo Chenggu (2006) os fatores de
desequilíbrio energético, os advindos das energias climáticas, como: o vento, o
frio, o calor, a umidade, a secura e o fogo podem ser as causas das doenças
mentais. Assim como, os fatores emocionais endógenos representados em cada
órgão afetado por uma emoção, caso ocorra desequilíbrio Yin e Yang por excesso
ou deficiência, e pela fisiologia dos Cinco elementos, no ciclo de controle e
ciclo de geração.
Deste modo, o Coração em estados eufóricos produzirá alterações xieshenthân. O Fígado será afetado em
excessiva competitividade, raiva, por isso, xieshenhoun.
O Baço- Pâncreas, excessiva preocupação, produzira alterações xieshenyi. O Pulmão será afetado pela
angustia e melancolia, xieshenpo. E o
Rim, será afetado pelo medo e uso excessivo de força de vontade, Xieshenzi (PEREZ, 2007).
excessiva competitividade, raiva, por isso, xieshenhoun.
O Baço- Pâncreas, excessiva preocupação, produzira alterações xieshenyi. O Pulmão será afetado pela
angustia e melancolia, xieshenpo. E o
Rim, será afetado pelo medo e uso excessivo de força de vontade, Xieshenzi (PEREZ, 2007).
O tratamento pela acupuntura nas doenças psíquicas envolve o mesmo modo
de tratamento das doenças físicas, conforme já exposto, corpo e mente estão
interligados. O modo de realizar o diagnóstico e a escolha do tratamento será
conforme os padrões de desequilíbrio manifestados na pessoa. Os princípios do
tratamento visam Tonificar o órgão em caso de deficiência ou Sedação em caso de
Excesso, Yin-Yang. Eliminar o calor ou dispersar o frio (CAMPIGLIA, 2010;
CHENGGU, 2006).
de tratamento das doenças físicas, conforme já exposto, corpo e mente estão
interligados. O modo de realizar o diagnóstico e a escolha do tratamento será
conforme os padrões de desequilíbrio manifestados na pessoa. Os princípios do
tratamento visam Tonificar o órgão em caso de deficiência ou Sedação em caso de
Excesso, Yin-Yang. Eliminar o calor ou dispersar o frio (CAMPIGLIA, 2010;
CHENGGU, 2006).
A eficácia do tratamento com a Acupuntura pela Psicologia age [….]
“reequilibrando a energia do corpo, que circula nos meridianos da acupuntura,
sobre os quais se situam os pontos. E do mesmo modo é possível atuar sobre as
desordens psíquicas” [….] (REQUENA, 1990, p. 16). Resumidamente, pode-se
dizer que a acupuntura atua energeticamente sobre as doenças que tem origem no
desequilíbrio energético.
“reequilibrando a energia do corpo, que circula nos meridianos da acupuntura,
sobre os quais se situam os pontos. E do mesmo modo é possível atuar sobre as
desordens psíquicas” [….] (REQUENA, 1990, p. 16). Resumidamente, pode-se
dizer que a acupuntura atua energeticamente sobre as doenças que tem origem no
desequilíbrio energético.
A acupuntura permite “[….] devolver esse equilíbrio através de
intervenções nesse corpo físico, nessa unidade
psíquico-energético-sócio-ambiental, através de estímulos em pontos de
acupuntura […]” (SILVA, 2007, p. 424).
intervenções nesse corpo físico, nessa unidade
psíquico-energético-sócio-ambiental, através de estímulos em pontos de
acupuntura […]” (SILVA, 2007, p. 424).
O tratamento pela acupuntura encontra espaço na Psicologia por permitir
atuar no estado psíquico, de acordo com as características de cada pessoa, que
repercute em todo o organismo. A acupuntura está integrada as práticas de saúde
para atender as necessidades das pessoas. Conta com amplo referencial teórico
advindos da M.T.C e oferece um recurso a mais de intervenção ao psicólogo.
atuar no estado psíquico, de acordo com as características de cada pessoa, que
repercute em todo o organismo. A acupuntura está integrada as práticas de saúde
para atender as necessidades das pessoas. Conta com amplo referencial teórico
advindos da M.T.C e oferece um recurso a mais de intervenção ao psicólogo.
A acupuntura permite compreender o ser humano em sua totalidade e sua
relação como o meio ambiente no processo saúde-doença-recuperação. Dessa forma,
corresponde a necessidade da Atenção Básica nas ações de prevenção pelas
práticas integrativas complementares.
relação como o meio ambiente no processo saúde-doença-recuperação. Dessa forma,
corresponde a necessidade da Atenção Básica nas ações de prevenção pelas
práticas integrativas complementares.
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